Tese completa: Quando Toca o Berimbau: técnica e pessoa no Forte da Capoeira em Salvador (autora: Patrícia Campos Luce)
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Quando toca o berimbau: técnica e pessoa no Forte da Capoeira em Salvador
Resumo do Trabalho:
Discutindo a relação entre o humano e
técnico, este trabalho aborda a capoeira enquanto prática social e modo de
elaboração do capoeirista, abordando especificamente as práticas da capoeira
conhecidas como capoeira angola e capoeira regional. A etnografia refere-se à
cinco grupos de capoeira angola e um grupo de capoeira regional – todos eles sediados
no Forte da Capoeira -, monumento tombado pelo Estado localizado no Bairro do
Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador (Bahia). No Forte da Capoeira, os
capoeiristas angoleiros desenvolvem o
jogo de capoeira com a bateria envolvendo
três tipos de berimbau e mais outros quatro
tipos de instrumentos musicais enquanto os capoeiristas regionais realizam o jogo de capoeira com um berimbau e mais um tipo de instrumento musical. Os angoleiros e os regionais diferem, principalmente, na sua maneira de elaborar e
interpretar o som, sobretudo do berimbau,
atuando no corpo em movimento e no ambiente. Envolvendo relações diferentes
entre capoeiristas, artefatos e ambiente, as capoeiras angola e regional estão
associadas às perspectivas específicas de subjetivação do capoeirista que
incluem habilidades referentes à relação com o som, com os corpos em movimento
e demais elementos presentes no contexto, além de modos de socialidade peculiares
ligados às práticas consideradas como sendo tradicionais de cada grupo de
capoeira em relação àquelas consideradas tradicionais na prática da capoeira em
contexto mais amplo. Enfatizando a prática enquanto fundamento do processo de
aprendizagem das habilidades do capoeirista, conforme a antropologia ecológica
de Ingold e considerando as relações entre o técnico e o humano em diálogo com
as abordagens de Latour, Leroi-Gourhan e Mauss, este trabalho concluiu que o
envolvimento nas atividades técnicas não implica apenas o domínio de um
saber-fazer ou um meio para se chegar a um fim, mas um modo ativo enfático de
elaboração de pessoas com configurações peculiares que também constitui o
ambiente. A
pesquisa discute, ainda, o processo de patrimonialização da capoeira e do Forte
da Capoeira a partir do envolvimento das trajetórias jurídicas, políticas e
administrativas referentes à qualificação da capoeira como patrimônio imaterial
e do tombamento do Forte da Capoeira como patrimônio material pelo Estado.
Estas trajetórias influenciam o cotidiano dos grupos de capoeira do Forte e,
também, dos capoeiristas na atualidade engendrando parte de um processo
sociotécnico e simbólico transformador do ambiente, das práticas da capoeira e
das compreensões que se têm deles. No intuito de destacar, no processo de elaboração da etnografia,
abrangendo, portanto, não apenas seu conteúdo, mas também sua forma, o fato que
o envolvimento em atividades técnicas constitui configurações subjetivas e
físicas peculiares da pessoa, este estudo realizou um diálogo com o campo da antropologia
visual, apresentando algumas fotografias, mas principalmente um vídeo no
formato de uma etnografia visual experimental que foi processo e resultado da
abordagem utilizada pela antropóloga no desenvolvimento de sua aprendizagem, em
'tempo real', de utilização da câmera fotográfica e filmadora como instrumento
de pesquisa com os grupos de capoeira do Forte. Esta abordagem permitiu
examinar e analisar, no formato vídeo, o próprio processo de aprendizagem de
uma atividade técnica da antropóloga referente à realização e utilização de
imagens no campo da antropologia, apresentando na forma e no conteúdo do
próprio vídeo, a construção da percepção audiovisual da antropóloga em sua
relação com a câmera enquanto artefato no contexto da pesquisa de campo, na
medida em que também aborda a dimensão técnica na prática da capoeira no
cotidiano do Forte referente à elaboração do som, dos corpos em movimento e do
ambiente.
Palavras-chave: Antropologia. Capoeira. Técnica.
Patrimônio.
Link do Youtube para acesso ao vídeo que faz parte da tese:
O Forte da Capoeira
Link do Youtube para acesso ao vídeo que faz parte da tese:
O Forte da Capoeira
Obrigada Lucas! :)
ResponderExcluiradorei a máteria
ResponderExcluirObrigada Carolina!
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