Debate do lançamento do meu primeiro livro: "Entre a Vadiagem e a Academia: o local e o global na capoeira em Belo Horizonte" - julho 2012

Debate ocorrido durante lançamento do meu primeiro livro, intitulado:
"Entre a Vadiagem e a Academia: o local e o global na capoeira de Belo Horizonte" - Publicado pela Nandyala Editora em julho de 2012.

Na mesa de debate, ocorrido em julho de 2012 no California Coffe no Espaço Tim do Conhecimento/Ufmg na Praça da Liberdade em Belo Horizonte, falam sobre a temática do livro os mestres de capoeira João Bosco (ACESA), Jurandir Nascimento (FICA), Paulo César Leite dos Santos/Pintor (Grupo Bantus Capoeira), além do treinel Bruno (representando o Grupo Iúna de Capoeira Angola), o antropólogo orientador da pesquisa que deu origem ao livro Rubens Alves da Silva (Ufmg/SEPPIR) e a autora Patrícia Campos Luce (Ufba).

Entre o público presente havia pessoas praticantes de capoeira na cidade, turismólogos, pesquisadores de cultura afro-brasileira e afins.Todas as pessoas presentes ganharam um exemplar do livro autografado pela autora, cortesia da Nandyala Editora.

http://www.youtube.com/watch?v=3S9JiMrp3L0

http://www.youtube.com/watch?v=2lnlycgeEfo

http://www.youtube.com/watch?v=JBLnQ1RaBQA

http://www.youtube.com/watch?v=FAATXQ18QBU


http://www.youtube.com/watch?v=T5EqNIAf59Y

Para adquirir o livro entre em contato com a autora através do email: capoeiraeturismo@hotmail.com

















Comentários

  1. O livro trata das dinâmicas que envolvem relações raciais e de gênero na capoeira em Belo Horizonte/Minas Gerais, dinâmicas de mercado relacionado à prática da capoeira com o turismo e a mundialização da prática da capoeira a partir de um estudo de caso da capoeira em Belo Horizonte. A pesquisa abordou grupos de capoeira angola e contemporânea na cidade, entrevistando mestres de capoeira, capoeiristas, turistas capoeiristas e realizando observação sistemática de algumas rodas de capoeira. O objetivo era discutir as concepções de 'afro-brasileiro' e de 'afro-descendente' presentes na identidade local, a partir da concepção dos capoeiristas, bem como abordar as relações de gênero e com o turismo envolvidas nessa prática cultural. Os instrumentos de coleta de dados da pesquisa acadêmica são apresentados como anexos do livro - formulários de entrevistas utilizados e formulários de observação das rodas de capoeira com os respectivos dados observados detalhados - o que torna o livro uma possibilidade de abertura para outras pesquisas relacionadas à prática da capoeira, já que também permite o acesso à estes dados originais. As análises dos dados coletados seguem ao longo do livro, seguindo o formato textual monográfico acadêmico - tornando o livro o primeiro livro derivado de pesquisa acadêmica publicado neste formato exclusivamente sobre a capoeira em Belo Horizonte.

    Para adquirir um exemplar do livro entrar em contato com a autora pelo email: patybantus@yahoo.com.br com o 'assunto': "Compra do Livro".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SOBRE O MACULELÊ

AS LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

SOBRE MESTRE BIMBA E A LUTA REGIONAL BAIANA (CAPOEIRA REGIONAL)